Visão Geral

O fundo Perfin Apollo Energia teve suas cotas listadas na B3 em janeiro de 2020, com intuito de levar a mais investidores a oportunidade de investir em Infraestrutura. Hoje é o maior FIP IE no setor de energia listado na B3, com mais de R$ 1.4 bilhão de reais de valor de mercado. O objetivo é investir no setor de energia, primordialmente no setor de transmissão, com alocação mínima de 70% e em geração renovável (eólica e solar) máximo de 30% de exposição. Para inclusão de outros projetos no portfólio, necessariamente precisam ser ativos operacionais e há um retorno mínimo pré estipulado em regulamento para novos investimentos. Além disso, todo o fluxo de proventos que o fundo recebe das investidas é necessariamente distribuído aos cotistas em até 6 meses.

O FIP Apollo Energia é gerido pela Perfin Adm de Recursos, gestora com mais de 14 anos de experiência e R$ 22 bilhões na gestão de recursos de infraestrutura, renda variável e wealth management. Os sócios da Perfin necessariamente precisam manter ao menos 3% das cotas emitidas pela vida inteira do fundo, mantendo um bom alinhamento com os investidores. Vale ressaltar que o fundo tem também uma das menores, se não a menor, taxa de administração da indústria, cobrando apenas 0,60% entre taxa de gestão, administração e custódia.

O fundo possui 7 ativos de transmissão atualmente, frutos da parceria entre a Perfin e a empresa Alupar Investimento S/A, maior empresa privada de transmissão de energia do Brasil. Além da participação acionária nos ativos, há um acordo de acionistas entre as partes, que proporciona participação ativa da Perfin na gestão e excelência na operação dos ativos, através da vasta experiência da Alupar.

Mais do que investir em projetos de infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento do país, procuramos parceiros que estão comprometidos em causar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, tendo emitido greenbonds nos projetos e com alinhamento nas questões de governança, ambiental e social.